Se você é um profissional de marketing ou audiovisual, provavelmente já ouviu falar da Jornada do Herói, de Christopher Vloger e Joseph Campbell. Mas, se você não conhece ou caiu aqui de paraquedas: fique! Eu vou te contar.  Segundo a tese levantada primeiramente por Joseph Campbell em seu livro O Herói das Mil Faces, existe uma espécie de fórmula de sucesso para criar uma boa história. Esta segue, basicamente, 12 passos e você vai perceber que já viu esta jornada em inúmeros enredos conhecidos da literatura, cinema e cultura pop de um modo geral. 

As etapas da Jornada do Herói

As etapas de uma boa narrativa são: o mundo comum; o chamado à aventura; a recusa do chamado; o encontro com o mentor; o cruzamento do portal; provas, aliados e inimigos; a aproximação da caverna secreta; a provação; a recompensa; o caminho de volta; a ressurreição e o retorno com o elixir. Originalmente, eram 17 etapas, que Christopher Vloger adaptou para 12 em seu livro A Jornada do Escritor. Por outro lado, elas ainda podem sofrer algumas alterações para melhor se encaixarem em um roteiro.  Mas claro que não vou te deixar sem uma explicação mais detalhada das etapas. E, como bom fã de Harry Potter, darei exemplos na saga. Primeiramente, se alguém - ainda (!) - não assistiu aos filmes, !!ALERTA DE SPOILER!! Segue comigo.

Harry Potter e a Jornada do Herói

1) O mundo comum

Aqui, você vai conhecer a realidade do personagem, onde e como ele vive, suas qualidades, defeitos, bem como forças e fraquezas. Além disso, é comum também encontrar nesta etapa características que façam com que o espectador se identifique com este personagem. 
jornada-do-heroi
Harry e sua família são apresentados no início da trama (Reprodução/Warner Bross)

2) O chamado à aventura

Após conhecer o personagem e seu ambiente, ocorre um chamado à aventura, onde ele se encontra em uma situação que precisa sair da sua realidade e partir para uma missão. 
jornada-do-heroi
Harry é chamado à aventura (Reprodução/Warner Bross)

3) Recusa do chamado

Contudo, diante do chamado, ocorre a recusa e o personagem pode não se sentir preparado ou merecedor daquilo. A zona de conforto do lar é um fator que pode pesar na tomada de decisão, mas há o conflito com a descoberta do desconhecido.

jornada-do-heroi
Harry não acredita e recusa o chamado (Reprodução/Warner Bross)

4) Encontro com o mentor

Aqui, o personagem precisa de uma ajuda, que se apresenta na forma de um mentor. Geralmente, é representado por alguém mais velho, mas isso não é uma regra. A ajuda pode ser simples como um conselho, um incentivo ou pode incluir treinamento, objeto mágico, poderes sobrenaturais etc. 
jornada-do-heroi
Harry vê em Hagrid o seu mentor (Reprodução/Warner Bross) 

5) Cruzamento do Portal

É o momento em que o personagem se sente pronto e hábil para sair do seu universo e encontrar o desconhecido. 
jornada-do-heroi
Harry literalmente cruza o portal para o mundo mágico (Reprodução/Warner Bross)

6) Provas, aliados e inimigos

Agora que o personagem se encontra neste novo universo, ele será colocado frente a diversas provações que o testarão física e emocionalmente. Nesta etapa, ele também descobrirá em quem pode ou não confiar. 
jornada-do-heroi
Harry conhece Draco, aquele que será o anti-herói na história (Reprodução/Warner Bross)

7) Aproximação da caverna secreta

Neste momento, há uma pausa na narrativa, quando o personagem se recolhe em um lugar ou momento de mais reflexão. Muitas vezes, inclui uma autoanálise de seus feitos e capacidades, e que remete ao início da história.
jornada-do-heroi
Harry encontra o espelho de Ojesed (Reprodução/Warner Bross)

8) A provação

Em um filme de ação, este seria o ponto alto da história. Aquele momento que todo mundo espera. O personagem é posto frente ao seu maior desafio. 
Harry e seus amigos enfrentam diversas provas de sobrevivência (Reprodução/Warner Bross)

9) A recompensa

Esta é a hora em que o herói já passou por todos os desafios e recebe uma recompensa, que pode ser representada pela própria transformação pessoal, novo posto na sociedade, prêmio etc. 
Harry encontra a Pedra Filosofal (Reprodução/Warner Bross)

10) O caminho de volta

O caminho para o mundo seguro do herói. Esta etapa já não oferece tanto risco. Há uma sensação de dever cumprido. 
Harry pensa ter passado por todos os desafios (Reprodução/Warner Bross)
OBS: Sim, a ordem da história está trocada, mas lembre-se que eu falei no início que a jornada dos 12 passos pode ser adaptada. 

11) A ressurreição

Quando tudo parece já estar resolvido e superado, o herói é colocado frente à última batalha, onde o inimigo, que parecia derrotado, aparece disposto a acabar com o herói. Após este momento, nada será como antes. 
Há uma reviravolta e Harry enfrenta um desafio que pode custar sua vida (Reprodução/Warner Bross)

12) O retorno com o elixir 

O momento em que o herói chega ao seu local de origem sendo reconhecido por seus feitos, não só pelos seus amigos, como por seus adversários. Com isso, é evidente para todos os inseridos na história que tudo mudou. 
Grifinória ganhando a taça das casas, encerrando a jornada do herói
Harry e seus amigos são reconhecidos por seus feitos e a Grifinória ganha a Taça das Casas (Reprodução/Warner Bross)

E o que conhecer a jornada do herói muda no seu dia a dia? 

Em suma, sabendo identificar estes pontos da jornada do herói que funcionam na criação de uma história, é possível criar campanhas, peças publicitárias e produtos inteiros através da identificação com o público. Pode, até mesmo, criar diversos textos para a internet usando estas técnicas.  Desta forma, o profissional de marketing que sabe contar uma boa história larga na frente no desenvolvimento de uma marca, fazendo com que ela seja notada como diferenciada pelo mercado e pelos consumidores, uma vez que ela atende a todas as suas necessidades, resolve todos os seus problemas. Coisas que só um super-herói seria capaz de fazer. Super-herói ou profissional de marketing? Fica a dica!