Existem diferentes tipos de textos, e cada um apresenta estruturas próprias, linguagens específicas e modos de interação com o leitor. Na hora de escrever um conteúdo, o objetivo dele deve ser o primeiro item a ser definido. Isso porque, dependendo do motivo pelo qual você está escrevendo e para quem ele se destina, há diferentes tipos de texto e aplicações fundamentais para que você tenha sucesso.

A importância de conhecer os tipos de texto

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Há diferentes formas de comunicar a mesma informação. Quem determina qual será usada é o objetivo a ser alcançado e o canal onde essa comunicação será feita. A mensagem a ser passada precisa estar adequada ao local. Fazendo uma analogia simples: não se vai à praia com roupa de gala ou a um casamento com roupa de banho. É assim também com a nossa comunicação. Então, vamos começar!

Texto Publicitário

Esse é o tipo de texto que pode ser empregado nos seus anúncios pela internet. A principal característica é o convencimento do consumidor para a compra de um produto ou serviço. Você pode usar diversas ferramentas discursivas, por exemplo, uso de imagens, de linguagem simples e humor. Há alguns elementos que são comuns, como título, corpo do texto e marca. Nos anúncios de redes sociais, aproveite os recursos disponíveis, como botões para ligar ou enviar mensagem, que otimizam a sua comunicação e tornam o seu anúncio mais eficaz. Inserir esses botões também é uma forma de medir se o seu anúncio foi bem sucedido ou não. Veja um exemplo abaixo:

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Newsletter

Esse é um formato de e-mail marketing que costuma ter mais conteúdo informativo e uma abrangência maior de interesses, abordando diversos assuntos dentro de um tema amplo. O e-mail não é focado em uma oferta específica, mas pode abordar diferentes assuntos. Geralmente possui as últimas notícias ou destaques de um período. O texto aqui precisa ser semelhante ao usado em jornais e revistas. Isso faz com que a newsletter seja um tipo de e-mail que atinge leads em todos os estágios do funil de vendas e em momentos diferentes de compra.

Um ponto importante, além do texto, é a periodicidade. O seu contato precisa ser feito de forma recorrente para criar uma relação de confiança com a pessoa que irá receber. Ela sabe que toda terça-feira, por exemplo, receberá um apanhado de notícias e informações suas. Outra questão interessante é deixar a sua newsletter “escaneável”, ou seja, a pessoa precisa conseguir encontrar facilmente os assuntos que você selecionou.

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Release

O press release é uma ferramenta para servir aos jornalistas e, por tanto, deve ser objetivo. Uma matéria escrita segue, por padrão, o princípio da “Pirâmide Invertida”. Nele, as informações mais importantes vêm no primeiro parágrafo, de modo que o leitor rapidamente tenha conhecimento dos fatos mais relevantes. Se quiser mais informações, ele continua a leitura nos parágrafos seguintes. O começo do texto precisa responder as seguintes perguntas: o quê, como, onde, quando e por quê (não necessariamente a todas, mas o máximo possível). Além disso, o seu release precisa ter uma notícia, um motivo para ser publicado. Vamos ver um exemplo:

Você quer comunicar que um novo livro será publicado. Dependendo do tipo de livro, você precisará achar um “gancho”, um motivo para esse lançamento ser publicado no jornal. Talvez por ser um livro inédito do autor, isso já seja o suficiente. Mas pode ser necessário relacionar com algo do momento, como um assunto que as pessoas estejam querendo saber, para aumentar a chance de ele ser publicado naquela semana e não no mês que vem.

Texto para redes sociais

Dos tipos de texto, esse é o que menos tem regras pré-determinadas, o que acaba sendo ainda mais complicado de seguir. Um texto para as redes sociais precisa ser conciso (como o do release), mas gerar empatia (como o publicitário). É muito importante que você tenha uma persona bem definida e ela precisa refletir os ideais da sua empresa para com seu público. Como via de regra podemos:

  1. Colocar a parte mais importante da sua legenda logo no começo, pois as redes cortam a partir de uma quantidade limitada de caracteres (ou pode colocar na imagem);
  2. Usar boas imagens e vídeos para ilustrar as suas publicações. Veja uma série de bancos gratuitos nesse artigo;
  3. Use hashtags para indexar a sua publicação junto a conteúdos semelhantes. Assim, você pode atrair um público novo. Faça uma busca por boas hashtags para o seu tipo de publicação aqui;
  4. Use os recursos das ferramentas, como marcar produtos nas fotos ou criar vídeos em 360. Além de deixar o seu conteúdo mais dinâmico e atrativo, as redes costumam valorizar as publicações com esses recursos dentro do seu algoritmo. Nesse artigo, tem uma seleção de tipos de publicação que você pode fazer no Facebook.
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Esperamos ter te ajudado a entender melhor os diferentes tipos de texto que circulam na internet para alavancar as suas estratégias digitais. 😉

Até o próximo artigo! 🙋🏼‍♀️