O sucesso do emoji se deve ao fato de que, ao usá-los, você cria uma relação de aproximação e intimidade com seu público através das plataformas digitais. Além de serem de fácil entendimento e identificação, eles tornam as mensagens mais humanas, esteticamente mais agradáveis e geram empatia. Mas como usar emojis nas suas estratégias de marketing?  

São publicados em média 250 milhões de emojis por mês, segundo um estudo da Brandwatch.  

Diante de tanta popularidade, é claro que que as equipes de marketing perceberam o potencial de explorar esse recurso. Mas atenção! Com tantos benefícios, é importante conter a empolgação para não cometer gafes usando-os em situações inapropriadas ou de forma exagerada.  

 Os Emojis usados no “assunto” do e-mail funcionam cerca de 60% das vezes. Mas a utilização dessa ferramenta em e-mails profissionais deve ser cautelosa, por exemplo. Você também precisa escolher imagens que se associem com a sua marca ou o assunto abordado em determinada postagem de redes sociais. Um emoji representa uma reação ou sentimento, sendo assim, é importante pensar como pode ser interpretado pelo leitor, optando sempre por uma comunicação coerente, respeitosa, profissional e correta, mesmo que defina a linguagem da sua empresa como informal e descontraída. 

  

Marcas que investiram no uso de emoji (e que deram certo!) 

A Domino’s Pizza lançou uma campanha incentivando clientes a encomendarem sua pizza pelo tweet do emoji. Depois o símbolo passou a fazer parte da estratégia de vendas da empresa. 

Emojis no

 

Emojis como Hashtag


O Twitter também começou a apostar no uso de emojis em hashtags personalizadas. Com isso, artistas ou marcas podem criar tags e acrescentar um símbolo para que se destaquem. A Coca-Cola em sua campanha “Share a Coke” é um bom exemplo disso. 

  

E tem como ser criativo?

Após seu aparecimento até como personagens do cinema e de comerciais publicitários, os emojis surgem como propostas criativas para divulgar filmes de uma forma instigante para o público. Foi o caso do outdoor do “super-herói” Deadpool, que usava os emojis ☠+💩+ L, para o público decifrar.  

 

Alguns dados precisam ser levados em consideração para implementar o uso de emojis na comunicação da sua empresa: 

  • 92% das pessoas que navegam na internet usam emojis; 
  • Utilizar emojis aumenta o engajamento de postagens no Twitter em 25,4%; 
  • O número de likes no Facebook aumenta em 57% com a utilização de emojis, os comentários e os compartilhamentos em 33%; 
  • 56% dos perfis no Instagram utilizam emojis em sua descrição; 
  • Uma publicação no Instagram tem cerca de 17% mais engajamento quando usa emojis. 

Fonte: Quintly 

 

Emojis, ciência e meio ambiente

Além do uso na comunicação, há empresas com estratégias que unem emojis com outras iniciativas. A General Electric, por exemplo, lançou a campanha #EmojiScience que conta com a Emoji Table of Experiments, tabela periódica dos emojis, criada para apresentar seu conteúdo científico de forma mais atrativa em comemoração ao Dia Mundial do Emoji. 

    

Após essa iniciativa, a empresa continuou utilizando a estratégia em suas redes sociais, influenciando seu público a resolverem desafios. 

  
Emojis como donativos  

Os emojis estão indo além das telas para novas realidades, como campanhas de causas sociais e solidariedade. Um exemplo disso é a campanha lançada pela WWF de recolha de fundos. A ONG sensibilizou a população para a importância de proteger os animais, e encorajou seus seguidores a criarem uma postagem no Twitter com os 17 emojis de animais escolhidos através da campanha #EndangeredEmoji no Twitter. Cada tweet correspondia a um donativo de 0,10€.  

 

Comunicação premiada  

Essa maneira de se comunicar está sendo considerada uma nova linguagem, inclusive o dicionário Oxford, conhecido por eleger todo ano a palavra com maior significância cultural, elegeu o emoji de “rosto com lágrimas de alegria” como a palavra do ano de 2015; foi a primeira vez que escolheram uma imagem pictográfica e não uma palavra.  

 Com tanta informação, não tem mais desculpa para não usar essa ferramenta a favor da sua empresa, não é mesmo?  

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