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Este manual irá te ajudar e te guiar no processo de vendas online e com entregas rápidas. Desde a pré-venda até a entrega, aqui você encontrará as melhores práticas para se manter organizado e atender seus clientes com excelência.

Também colocamos um guia sobre como enviar seus produtos de acordo com as instruções de segurança e saúde contra o Covid-19.

Manual de vendas online

Agora, vamos listar um passo a passo para você se organizar e atender bem o seu cliente.

PARA COMEÇAR

  1. Defina o seu canal de atendimento: telefone + algum meio virtual (sugerimos WhatsApp Business).
  2. Estabeleça as regras pra entrega: regiões e horários.
  3. Estipule um horário limite do pedido para entrega no mesmo dia: sugerimos 14h ou 15h para que você consiga cumprir seu compromisso com o cliente sem se atrapalhar.
  4. Informe que alguém precisará estar no local da entrega para o recebimento.
  5. Defina as formas de pagamento.

COMO RECEBER OS PAGAMENTOS?

Vamos partir do princípio que você já aceita pagamento por cartão na sua loja, ok? 😉

As principais empresas de máquinas de cartão oferecem a possibilidade de emitir um pagamento de forma online. No geral, funciona assim:

  • Você configura as opções de pagamento que deseja aceitar (se somente à vista, débito, crédito, se parcelado pode escolher o máximo de parcelas etc);
  • Quando realizar uma venda, pedirá o e-mail do cliente para enviar o link;
  • Para emitir o pedido na plataforma, você colocará o descritivo do pedido, valor do frete e inserir nome e e-mail do cliente;
  • Após isso, seu cliente entrará no link enviado por e-mail e escolherá a forma que mais o atende (aquelas que você configurou no primeiro passo);
  • Em poucos minutos o sistema já te avisa sobre a confirmação do pagamento e você pode dar andamento com a entrega do pedido.

INFORME SEUS CLIENTES

Envie um e-mail, ligue ou mande uma mensagem pelo WhatsApp informando sobre o seu novo serviço de entregas.

O PEDIDO

  1. Liste todas as regras para que o cliente esteja ciente.
  2. Avise o horário em que o livro irá sair e pergunte se terá alguém disponível para receber.
  3. Combine o horário da entrega e anote junto ao seu livro/planilha de controle de vendas.

SEPARANDO O PEDIDO

  1. Coloque os produtos em uma caixa com número do pedido, nome do cliente, endereço, contato do cliente e data de envio (pode ser uma etiqueta também).
  2. Acrescente à sua planilha de controle todas as informações e atualize o status do pedido.

A ENTREGA

  • Organize a rota das entregas pela distância dos bairros;
  • Forneça ao entregador um kit com máscara e álcool em gel;
  • Enviar um recibo com o número do pedido para o cliente assinar, confirmando o recebimento.

🥰 Sugestão de mimo: colocar um mini álcool em gel dentro da caixa para o cliente.

PÓS-VENDA

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Ligue para o seu cliente e pergunte se ocorreu tudo bem com a sua entrega e se os produtos chegaram em bom estado. Aproveite para dizer algumas palavras amigas, como “logo logo isso tudo vai passar” e diga que estão sempre à disposição. 😉

Dica do especialista: sustentação nas redes sociais

Agora que você já tem tudo organizado para fazer as suas entregas, é preciso ser visto! E, como todo mundo está em casa, nosso espaço em comum é a internet. Nesse outro artigo, você poderá aprender a como sustentar as redes sociais do seu negócio de forma profissional, mesmo que com poucos recursos.