Você tem dúvidas sobre como gerenciar suas redes sociais por conta própria? Bom, já podemos adiantar que não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso estar atento a detalhes e disponível para conversar com o seu público. Montamos um mini guia para te ajudar a dar um gás nas suas redes, deixando elas com carinha de profissional, mesmo que com poucos recursos.

Aprendendo a gerenciar suas redes sociais

Vamos definir alguns itens básicos que você precisa ter em mente para criar suas postagens e interagir da melhor forma com o seus seguidores.

PARA COMEÇAR

  1. Tenha uma conta no Facebook e no Instagram.
  2. Tenha um Gerenciador de Negócios no Facebook para controlar de forma mais profissional as suas redes. Aqui você pode aprender a como criar seu Gerenciador de Negócios. É super fácil!
  3. Agora, caso você queira patrocinar alguns conteúdos para atrair mais clientes, é preciso criar o Gerenciador de Anúncios. Também é rápido e simples de fazer.

Pronto. Esse é o básico para iniciarmos. Agora vamos ao dia a dia!

QUEM É VOCÊ?

Como a sua marca fala com os clientes nas redes sociais? Ela segue uma mesma linha de comunicação e tom de voz? Isso tudo depende da imagem que você deseja passar e do público que você atende. Por exemplo, se a sua livraria atende, em sua maioria, pessoas acima de 50 anos, não tem como falarmos “coé rapaziada” em um post. Já se o seu público é mais jovem, há uma liberdade maior para ser informal.

E como você sabe isso? Definindo a sua persona.

DEFININDO A SUA PERSONA

Não precisa ser nada complexo, como um profissional de marketing faria, mas quais seriam as diretrizes mínimas para nortear a sua comunicação? Dependendo do tamanho do seu negócio, a persona pode ser muito parecida com o(a) proprietário(a) e com o que ele(a) acredita. Aqui estão alguns pontos a serem considerados nessa construção:

  • Linguagem formal ou informal?
  • Tom de voz na primeira pessoa do singular ou do plural?
  • Homem ou mulher?
  • Qual a faixa etária?
  • É mais sério ou mais divertido?
  • Quais são seus interesses e hobbies?
  • Quais são seus traços de personalidade?

EXEMPLOS DE PERSONA

Podemos notar que o Submarino é jovem, divertido e informal.

Já a Netflix, um grande case da internet, criou uma persona jovem, divertida, piadista, debochada e bem próxima a seus clientes. É informal e fala na primeira pessoa do singular.

A Editora Record, por exemplo, usa uma linguagem mais formal e na terceira pessoa do plural.

ONDE ESTÁ O SEU PÚBLICO?

Dependendo de quem é o seu público, é interessante investir mais tempo e esforço na rede social onde eles se encontram. As pessoas mais velhas, por exemplo, ainda estão muito no Facebook e no WhatsApp. Já os mais jovens se encontram no Instagram com mais frequência (e muitas vezes nem têm Facebook).

Uma informação importante é que, no Facebook, mesmo seu público estando lá, sem investimento em mídia paga o resultado é baixo. Portanto, caso opte por investir nessa rede, é bom considerar uma verba para impulsionamentos.

Já o Instagram, performa bem melhor, de forma geral. Porém é preciso estar atento a alguns detalhes.

COMO SE DESTACAR NO INSTAGRAM

Aqui vão algumas dicas de práticas consideradas fundamentais para ter sucesso nessa rede:

  • Fotos com pessoas;
  • Utilize a geolocalização da sua loja. Dessa forma, as pessoas ao redor podem ver seu post;
  • Deixe para postar no feed só o que for muito legal, bonito ou necessário para o negócio;
  • Postar os bastidores e detalhes nos Stories;
  • Ter consistência nas publicações.

OUTRAS DICAS

  1. Tire fotos bonitas. Não precisam ser profissionais, mas um cuidado com a exposição da luz, foco e cores.
  2. Seja criativo! Organize um ambiente para tirar fotos, tire fotos com uma planta ou xícara de café. Faça seu cliente sentir a experiência de ter o livro, não de comprá-lo.
  3. Fotos e textos mais orgânicos, ou seja, com menos cara de propaganda, fazem mais sucesso.
  4. Frequência: a menos que você tenha muito assunto para falar, dê preferência à qualidade, do que à quantidade. Três posts por semana são o suficiente e Stories com os bastidores da loja quase todos os dias.

POR FIM, E MAIS IMPORTANTE

Interaja com o seu público! As rede sociais são ambientes de troca. As pessoas querem falar, serem ouvidas e receberem uma resposta. Por isso, fique sempre atento(a) aos comentários das publicações e às mensagens via inbox e direct (que são as mensagens privadas do Facebook e Instagram).

Seja simpático(a), use emojis e sempre dê respostas completas. Por exemplo:

Pronto! Seguindo essas dicas, você conseguirá criar proximidade com seu público, mantendo a mesma linha de comunicação e de forma profissional. Que tal aprender agora como vender online com entregas rápidas na sua cidade?

Nos vemos no próximo artigo. 😉