O Gerenciador de Anúncios do Facebook é uma ferramenta completa para criar suas campanhas controlando como, quando, onde e para quem seus anúncios vão aparecer.

Mas por que eu preciso fazer anúncios?

Bom, o Facebook possui espaços para mostrar aos usuários o que é publicado. O mais concorrido deles é a timeline, que é tudo o que você vê quando entra no seu Facebook e vai rolando pra baixo, sabe? Todas as publicações competem por esse espaço: familiares, amigos, colegas de trabalho e as marcas. Por conta disso, o Facebook desenvolveu mecanismos para mostrar ao usuário as atualizações mais relevantes, levando em conta o seu comportamento dentro da rede. Já percebeu que sempre aparece pra você os posts das mesmas pessoas e páginas? Assim como você tem amigos e segue páginas que nunca ou raramente aparecem na sua timeline. Isso não é à toa. 😉

Sendo assim, investir na sua publicação é a melhor forma para que ela apareça para o seu público. É como se você “acrescentasse” um elemento a favor dela dentro da disputa por espaço, principalmente porque o Facebook dá preferência a publicações de pessoas e grupos. Por isso, as marcas que não patrocinam seus conteúdos acabam sendo não vistas, pois o Facebook não entrega as suas publicações.

📢 A relevância para o público, o tipo de conteúdo e os formatos não deixam de ser considerados pelo Facebook apenas porque você patrocinou algo. 📢

Como criar o Gerenciador de Anúncios

Agora que você já aprendeu a como criar o seu Gerenciador de Negócios e já está com ele todo configurado, é hora de criar e atrelar a ele o seu Gerenciador de Anúncios. Fique tranquilo, pois é fácil e rápido!

Ao entrar no seu Gerenciador de Negócios, o painel da conta de anúncios vai aparecer desta forma. Clique em “ir para configurações do negócio”.

Agora, você vai clicar em “adicionar” e, em seguida, “criar uma nova conta de anúncios”.

Preencha com o nome da sua empresa, horário da sua região e escolha a moeda brasileira. Depois de clicar em “avançar”, escolha a opção “minha empresa” e clique em “criar”.

Atribua as devidas permissões para os membros da sua equipe.

Conta criada! Agora vamos configurar as formas de pagamento. Na mesma tela, logo após criar a conta, vá no menu superior e clique na opção “cobrança”, como mostrado na imagem abaixo.

Agora, clique em “configurações de pagamento”, canto direito da tela. O Facebook mostrará um alerta para você inserir um CPF ou CNPJ. Isso é obrigatório para a segurança das empresas e não ocorrer fraudes. Após inserir seus dados, clique em “adicionar forma de pagamento”.

Escolha a forma de pagamento que mais lhe atende.

Pronto! Seu Gerenciador de Anúncios já está prontinho para iniciar suas campanhas.

💰 Observação importante: o Facebook faz as cobranças aos poucos, até entender que sua conta é “boa pagadora”. Por exemplo: se você criar uma campanha com um orçamento de R$ 500, as primeiras cobranças serão debitadas do seu cartão ou saldo a cada R$ 75. Ao longo do tempo, o Facebook vai aumentando esse limite, até chegar em um ponto que você será cobrado na totalidade das suas campanhas. Então, não estranhe no começo, é assim mesmo. 😉

Em breve, vamos colocar aqui no blog sobre o porquê de, muitas das vezes, investir em mídia online é muito mais barato para a sua empresa do que propagandas offline, como panfletos, revistas, TV etc.

Gostou? Estaremos sempre trazendo novas dicas para vocês. 😉