Recentemente o PublishNews publicou um texto do Mike Shatzkin falando sobre SEO e como as editoras poderiam se beneficiar com o uso da ferramenta. Hoje, saber ao menos o básico sobre assunto é crucial para notoriedade da sua editora ou livraria na rede. A ideia é tornar esse texto um guia introdutório e prático, para que você possa utilizar logo após a leitura, por esse motivo, não irei me aprofundar nas questões conceituais ou teóricas sobre o tema.

Mas afinal, o que é o SEO?

Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO, configura uma série de práticas que visam o aumento da visibilidade de páginas ou sites em mecanismos de busca como Google.

Como funciona?

Os buscadores possuem robôs que visitam as páginas na rede e armazenam diversas informações. Imagens, vídeos, textos. Absolutamente tudo que tenha um link pode ser indexado.

O que a indexação tem a ver com você, sua livraria ou editora?

Por melhor que seja linha a editorial ou serviços prestados por sua livraria, se as pessoas não encontram referências objetivas sobre o negócio, possivelmente você estará perdendo venda e consequentemente as chances de sucesso do seu empreendimento são reduzidas consideravelmente.

Cinco benefícios de um SEO eficiente:

  • Aumento da notoriedade da marca;
  • Crescimento das conversões de venda;
  • Aumento do tráfego geral;
  • Atração de clientes potenciais qualificados;
  • Redução de custos com propaganda.

Otimizando o site da sua editora ou livraria em cinco passos

seo-coisadelivreiro
  1. Antes de tudo, tenha um parâmetro para acompanhar sua performance.
  2. Aprenda sobre keywords ou palavras-chave.
  3. Otimize os títulos de páginas do seu site.
  4. Não se esqueça das imagens!
  5. Tenha um canal de comunicação. Um blog, um canal de notícias ou o que você achar adequado ao seu público.

Antes de aprofundarmos na otimização, registre seu site em uma ferramenta de análise para que você saiba de onde você partiu. A mais conhecida é o Google Analytics. Para saber como fazer uso da ferramenta, vou deixar um vídeo abaixo explicando como configurar passo a posso.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=aK3f_h7GrlQ&feature=emb_logo

Na atual concorrência em que vivemos, destacar-se dentro da rede pode ser uma tarefa desafiadora. Por esse motivo, a escolha das palavras-chaves que definem sua editora ou livraria é muito importante. Elas são essenciais para seu posicionamento nas páginas de pesquisa, e estar no topo ou na primeira página do buscador faz toda diferença.

Para ser mais claro, imagine que você possui uma editora recém-criada que trabalhará com títulos infantis e gostaria de obter destaque no Google. Se você usar apenas as palavras-chaves: Editora Infantil, Livros Infantis e Crianças, por exemplo, você está concorrendo com milhares de outras empresas. Para saber a demanda e a concorrência dessas palavras dentro do Google, precisamos usar uma ferramenta de análise como o Google Keyword Planner.

O intuito de utilizarmos uma ferramenta para analisar as palavras que iremos destacar é absolutamente estratégico. Isso irá te economizar dinheiro, tempo e o retorno é satisfatório em um curto período de tempo.

Vamos ver isso na prática?

Como podemos ver, o gráfico mostra o índice de pesquisa dos usuários no decorrer dos meses. Logo abaixo, temos uma tabela com as nossas palavras e o índice de concorrência.

O mais interessante é que a ferramenta ainda mostra o quanto você deverá desembolsar para que consiga concorrer dentro da rede. Em nosso exemplo, as palavras que seriam obvias para a nossa editora, possuem variações de concorrência, demanda e custo, e factualmente não são tão interessantes para trabalharmos tendo-as como foco dentro da rede.

Dica: Uma estratégia simples é buscar termos que possuem baixa concorrência e preços mais baixos. No próprio Google Keyword Planner aparecem sugestões de termos mais acessíveis e de menor concorrência.

Após encontrar as palavras de sua preferência, e que evidenciem sua livraria ou editora, está na hora de criar os títulos e descrições das suas páginas. Lembre-se: eles serão indexados pelos os buscadores e serão absolutamente relevantes. É importante que seu título e descrição explique qual a sua proposta e o que exatamente você faz. Ele também precisa ser vendedor a ponto de atrair o público que você procura.

Vamos ao nosso exemplo?

As páginas descrevem exatamente suas respectivas propostas. Você pode criar um título e uma descrição para cada página do seu site. Lembrando que, as palavras que você escolheu como chave da sua estratégia de propagação devem estar contidas nessa descrição.

Não incomumente, as pessoas, ao subirem uma imagem para internet, não descrevem ou põem títulos em suas imagens. Isso dificulta a indexação em seu sentido contextual ou semântico. Pense que você criou um hotsite para sua livraria baseado em um grande lançamento do mercado. Você realiza tudo da melhor maneira, mas na hora de indexar a imagem do produto, a descrição é algo do tipo 54VVAYJN09_.jpg. Esse simples detalhe pode fazer, por exemplo, com que seu cliente, ao procurar uma imagem do produto, encontre o site do seu concorrente, que preencheu corretamente a descrição do produto (também conhecida como alt-text).

Dica: preencha corretamente o título “Nome_Do_Livro_Autor_Editora” ou “Nome-Do-Livro-Autor-Editora”. Faça isso com todas as imagens.

Tecnicamente é simples, mais indexação. Cada post possuí um link único que será rastreado pelo motor de busca. Agora, muita calma nesse momento. A qualidade do conteúdo é essencial para aumentar do engajamento do seu público.

Tem mais?

Sim, tem muito mais para aprender. Tentei listar o que há de menos técnico e que considero básico para você melhorar sua performance na rede. Claro, se você não está disposto ou não dispõe de tempo, contrate um profissional para cuidar disso por você. Porém, saiba exatamente como funciona e pelo o quê você está pagando.

Não tenho dúvidas de que se você compreender ao menos algumas dessas informações, estará um passo muito adiante dentro do segmento de livros.

Um abraço e sucesso!


Bruno Mendes

Bruno Mendes é pernambucano, consultor, empreendedor e apaixonado por livros, tecnologia e mercado. Gerente de projetos, fundou, em 2015, o #coisadelivreiro®. A empresa presta consultoria em marketing e inteligência a editoras e livrarias - com ênfase na análise de dados, otimização de processos, treinamentos, redução de custos, controle e restruturação comercial. É professor na LABPUP e foi escolhido embaixador do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt 2017. Bruno é também o sócio-diretor do PublishNews, o maior canal de notícias sobre o mercado editorial do Brasil.

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