O Facebook é a rede social mais usada no mundo com 2,71 bilhões de usuários ativos no ano passado, segundo o relatório Digital in 2019 do site We are social. No Brasil, a rede social ficou em segundo lugar, perdendo apenas para o Youtube em números de acessos. O Facebook é uma ferramenta fundamental na construção de comunidades, para gerar credibilidade para sua marca e, claro, vendas. Para te ajudar na sua criação, fizemos um guia de publicações para o Facebook, apresentando o que a ferramenta coloca à sua disposição.

Esses outros formatos e recursos podem aumentar sua interação com o seguidor e, consequentemente, a relevância do seu post dentro da timeline . Abaixo, destrinchamos as possibilidades para que você possa levá-las em consideração na hora de pensar sua próxima publicação.

Guia de publicações para o Facebook: blog #coisadelivreiro

Foto/vídeo

O formato mais comum na rede social. Há algumas regras que precisam ser seguidas na criação desse formato, mas a principal (e que pode diminuir a entrega da sua publicação) é a quantidade de texto na imagem. Para o Facebook, as palavras devem ocupar apenas 20% da área total da sua foto ou vídeo. A própria rede social tem uma ferramenta que ajuda nessa identificação. Essa restrição foi aplicada após uma série de pesquisas que identificaram que conteúdos e peças publicitárias com excesso de texto não eram bem aceitas pelos usuários. 

Formatos:

Imagem ou vídeo 1080x1080px 

Tipo de arquivo suportado: jpg, png, mp4 ou mov

360 graus: Esse recurso está “embutido” ao de foto/vídeo e não aparece na lista de possibilidades. Para que ele fique disponível, é necessário carregar ou uma foto panorâmica ou um vídeo em formato 360º. Ao fazer isso, uma nova caixa de comando irá abrir para que você possa selecionar qual a área que a pessoa irá iniciar a visualização da foto/vídeo e adicionar o texto. 

Receber mensagem

Esse recurso adiciona à sua publicação um botão de “enviar mensagem”. Ao clicar, o usuário poderá escrever para a sua página de forma mais pessoal e privada. Esse é um bom recurso a ser adicionado caso sua publicação seja um aviso, por exemplo, que possa gerar dúvidas aos usuários. 

Dica: Adicionando o botão, a sensação de que a marca está disponível para resolver os problemas é reforçada. 

Sentimento/atividade:

Esse é um recurso interessante quando se pretende falar sobre um produto, local ou evento. Nele, podemos selecionar os sentimentos em relação àquela publicação, ajudando a criar humanização e a reforçar as sensações que deseja transmitir com aquela publicação. O “sentimento/atividade” é adicionado à sua publicação de texto, foto ou vídeo. 

Já nas listas de atividades sugeridas, é possível selecionar eventos e livros que se relacionem com a publicação.

Check-in:

Esse recurso adiciona um local à sua publicação e pode ser usado para divulgar uma livraria, um ponto de encontro de evento ou ajudar a reforçar uma ideia. Há diversos locais já listados, mas, caso deseje adicionar um novo, é necessário acessar o Facebook Mobile. Entretanto, tenha certeza que o local já não existe porque as marcações de lugar geram dados relevantes para o Facebook e para o ponto em si. 

Sala de vídeo

Assim como os vídeos ao vivo são um recurso interessante e muito usado durante o período de quarentena, o recurso de Sala de Vídeo permite adicionar um vídeo para ser assistido pelas pessoas da sua página e elas poderão interagir conforme assistem o vídeo. 

Os fãs mais envolvidos da sua Página serão convidados automaticamente a participar da sala de vídeo por meio de notificações diretas ou de uma publicação no Feed de Notícias deles. 

Use os controles do organizador para rebobinar, avançar, pausar ou pular para o próximo vídeo da fila. Quando você faz isso, ele controla a reprodução de todos na sala de vídeo. Se quiser interagir com as pessoas assistindo ao vídeo, é só clicar em “Escreva algo…”. Você poderá clicar para adicionar emojis e GIFs a seus comentários.

No final da sessão, o vídeo irá se tornar uma publicação do seu feed e todos os comentários feitos durante a transmissão também ficarão disponíveis para leitura. 

 

Para alcançar um maior número de pessoas, você pode impulsionar essas publicações através do Gerenciador de Anúncios da sua página. Ele é uma ótima ferramenta para atingir o público desejado.


Gostou do conteúdo? Fique atento ao nosso blog porque sempre teremos novidade. 😉